BRASIL – Jean Paul Prates pede para deixar a presidência da Petrobras de forma negociada, comunicado oficial foi divulgado aos acionistas.

A Petrobras anunciou na noite de terça-feira a saída de Jean Paul Prates da presidência da estatal em um comunicado direcionado aos acionistas. De acordo com a empresa, Prates solicitou uma reunião do Conselho de Administração para discutir o encerramento antecipado de seu mandato como presidente da Petrobras de forma negociada.

No comunicado, a Petrobras informou que, uma vez aprovado o encerramento indicado, Prates pretende apresentar sua renúncia ao cargo de membro do Conselho de Administração da empresa. A Petrobras assegurou que qualquer informação ou decisão considerada relevante será prontamente divulgada ao mercado.

Jean Paul Prates é advogado e economista, tendo assumido a presidência da Petrobras no início do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele foi eleito primeiro suplente da senadora Fátima Bezerra em 2014 e assumiu sua vaga no Senado em 2019, após a eleição de Bezerra para governadora do Rio Grande do Norte.

Com experiência na área de petróleo e gás, Prates integrou a assessoria jurídica da Petrobras Internacional (Braspetro) nos anos 80 e teve participação na elaboração da Lei do Petróleo, no modelo do contrato de concessão brasileiro e no decreto dos royalties. Além disso, ele também atuou como secretário de Energia do Rio Grande do Norte.

A saída de Jean Paul Prates da presidência da Petrobras marca mais uma mudança na gestão da estatal, levantando questões sobre o futuro da empresa sob a liderança de um novo presidente. A decisão de Prates de negociar o encerramento antecipado de seu mandato demonstra seu compromisso com a transparência e a governança corporativa na Petrobras.

Botão Voltar ao topo