De acordo com Éder Corrêa, secretário executivo de Gestão Interna da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), mais de 700 pacientes já foram atendidos através do plano emergencial, que representa o maior conjunto de ações já realizadas em Alagoas para assistência a pacientes com câncer. Os atendimentos são realizados nos hospitais da Mulher e Metropolitano de Alagoas, além da Clínica da Família do Benedito Bentes.
Durante a reunião do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) em Brasília, Éder Corrêa enfatizou os esforços do governo em atender a demanda reprimida de pacientes com câncer no estado. Com a ação, Alagoas conseguiu superar o desafio de mais de 200 pacientes aguardando por atendimento, chegando ao número de 715 pessoas atendidas.
O acesso ao Plano Emergencial de Oncologia é garantido às pessoas diagnosticadas ou com suspeita de câncer, que devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) do município de residência para agendar consultas nos ambulatórios de Oncologia através do Sistema de Regulação (Sisreg). O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes, destacou a importância do plano e do compromisso do governo em garantir o acesso a tratamentos de alta complexidade para os alagoanos.
Com o sucesso na zeragem da fila de atendimento inicial a pacientes com câncer, o governo de Alagoas reforça o compromisso com a saúde da população e a busca por resultados eficazes no combate a essa doença tão impactante.