BRASIL – Ministério da Gestão e Inovação se reúne com Andes para discutir reivindicações dos professores em greve nacional

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) está em pauta nesta quarta-feira (15) para discutir as reivindicações do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes). A categoria está em greve nacional desde 15 de abril, exigindo um reajuste salarial de 22,71% e a recomposição do orçamento das universidades federais.

O encontro, marcado para as 10h30, em Brasília, tem como objetivo abrir um diálogo entre as partes para buscar soluções que atendam aos interesses dos professores. Eles esperam que o governo apresente uma contraproposta ainda no segundo semestre deste ano, além de revogar normas impostas na gestão anterior que prejudicam a carreira docente.

Segundo informações obtidas pela imprensa, o MGI reconhece a importância da valorização dos profissionais da educação e se compromete a discutir propostas para a reestruturação de carreiras na área de educação de forma prioritária. Além disso, está agendada uma reunião para a próxima terça-feira (21) com os representantes dos técnicos administrativos das universidades federais.

A expectativa é que a reunião entre o MGI e o Andes resulte em avanços significativos para ambas as partes, visando a construção de um acordo que atenda aos interesses da categoria docente e contribua para a qualidade do ensino superior no país. A pressão exercida pelos professores em greve tem sido fundamental para manter o tema em destaque e incentivar o diálogo entre os envolvidos. A finalização bem-sucedida dessas negociações é crucial para o setor educacional e para o desenvolvimento acadêmico no Brasil.

Botão Voltar ao topo