Dentro das atividades desenvolvidas durante o Maio Laranja, estão incluídas palestras, apresentações culturais e intervenções no trânsito. Este ano, a campanha tem como tema “Acolher, Ouvir e Denunciar”. Segundo Taciana Flores, subsecretária da Primeira Infância, a iniciativa busca educar e alertar diversos públicos sobre a importância de abordar esse tema.
Durante a abertura do evento, que reuniu diversas pessoas no estande do Maio Laranja, coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes), a Banda da Guarda Municipal de Maceió se apresentou, levando música e cultura nordestina para os espectadores.
Neste dia 15, os palestrantes Luciano Amorim, coordenador de Educação e Direitos Humanos da Semed, e Rita Ippólito, pedagoga e especialista em Educação Infantil, abordaram o aplicativo “Aprender a Proteger”, desenvolvido para a formação dos profissionais de educação. Rita destacou a importância de combater o silêncio em casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Para encerrar as atividades desta quarta-feira, crianças do coral infantil do Lar São Domingos e da Instituição O Consolador protagonizaram as apresentações culturais, seguidas de uma dinâmica com as crianças da Instituição A Família dos Anjos.
O evento segue até sexta-feira e promete continuar levando conscientização e alerta para a população de Maceió. A iniciativa visa sensibilizar e informar a sociedade sobre como identificar e combater casos de abuso e exploração sexual, além de estimular a denúncia de tais práticas. A programação especial do Maio Laranja no Maceió Shopping certamente tem impactado positivamente todos os participantes e colaborado com a causa.