MACEIÓ – Evento em Maceió homenageará legado da advogada Almerinda Farias Gama, ativista pela garantia do voto feminino e representatividade negra na política.

A advogada maceioense Almerinda Farias Gama, figura icônica na luta pelo voto feminino e uma das primeiras mulheres negras a atuar na vida política do Brasil, será homenageada em um evento organizado pela Prefeitura de Maceió em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB-AL) e a vereadora Olívia Tenório. A homenagem está marcada para o dia 16 de maio, na sede da OAB-AL, em Jacarecica.

Além de contar com a exibição de um vídeo que relata a história e a importância de Almerinda Farias Gama, o evento terá apresentações musicais e a assinatura da sanção do projeto de lei que institui o Dia Municipal de Almerinda Farias Gama, de autoria da vereadora Olívia Tenório e já aprovado na Câmara Municipal. O plantio do baobá, símbolo significativo das culturas africanas tradicionais, também está previsto.

A coordenadora geral de Promoção de Políticas de Igualdade Racial da Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), Arísia Barros, ressaltou a importância de celebrar a trajetória e a luta de Almerinda Farias Gama. A Prefeitura de Maceió já honra a memória da sufragista no Parque da Mulher com uma placa em sua homenagem, e o tributo visa marcar a instituição da data comemorativa municipal para agraciamento.

Para Arísia Barros, resgatar a história de Almerinda é fundamental para destacar a resiliência e a resistência da advogada e ativista. O estabelecimento do Dia Municipal de Almerinda possibilita que mais pessoas conheçam a história dela e que as escolas assumam o processo de resgate e visibilidade da mulher negra na questão de gênero e raça.

O evento promovido pela Prefeitura de Maceió, em parceria com a OAB-AL e a vereadora Olívia Tenório, representa um marco na celebração e reconhecimento do legado deixado por Almerinda Farias Gama na luta pelos direitos das mulheres e na representatividade das mulheres negras na política brasileira.

Botão Voltar ao topo