Na última quinta-feira (16), o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) promoveu uma simulação de acidente em seis pontos estratégicos de Maceió e Marechal Deodoro, com o objetivo de alertar a população sobre a importância da conscientização no trânsito. A ação faz parte das atividades do Maio Amarelo, campanha que busca promover a segurança no trânsito e destacar os riscos das imprudências.
Carros danificados após colisões graves e reais foram expostos em locais como os bairros de Jaraguá, Pontal da Barra, Cruz das Almas, Jacarecica, Cidade Universitária e na rodovia AL-101 Sul. A iniciativa, acompanhada de placas com a mensagem “Não Deixe a Sua Imprudência Destruir Vidas”, busca sensibilizar os motoristas e pedestres sobre a importância de adotar comportamentos seguros e respeitar as normas de trânsito.
Segundo o diretor-presidente do Detran, Marco Fireman, a campanha visa reduzir o número de mortes causadas por acidentes de trânsito em Alagoas. Em 2023, foram registradas 618 mortes, um número alarmante que reforça a necessidade de promover a segurança e a conscientização no trânsito. Fireman ressalta que “nenhuma vida perdida no trânsito é aceitável”.
Antes da realização da simulação, o Detran se coordenou com os serviços de urgência e emergência para evitar acionamentos desnecessários dos órgãos competentes. A ação integra as atividades do Movimento Maio Amarelo, que está presente em todo o estado com blitze educativas, ações em instituições de ensino e distribuição de materiais informativos.
Em Alagoas, foram instalados 150 laços amarelos – símbolo da campanha – e os principais prédios públicos de Maceió foram iluminados na cor amarela para chamar a atenção para a importância da segurança no trânsito. O tema deste ano é “Paz no trânsito começa por você!”, reforçando a responsabilidade de cada indivíduo na construção de um ambiente seguro nas ruas e estradas.