BRASIL – Governador do RS anuncia Plano Rio Grande para reparar danos das fortes chuvas com Fundo de R$12 bilhões e três frentes de ação.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou nesta sexta-feira a implantação do Plano Rio Grande, com o intuito de reparar os estragos causados pelas fortes chuvas que assolaram o estado nas últimas semanas.

De acordo com Leite, essa iniciativa abrangente tem como objetivo promover a reestruturação e reconstrução do estado, contando com a participação de diversos setores da sociedade, além do apoio do governo federal e a coordenação de esforços. O governador ressaltou a importância de envolver o setor privado, a sociedade civil, as prefeituras e o governo federal em um grande plano de reconstrução estadual, que contará com a atuação de todas as secretarias e órgãos do governo sob a coordenação da nova Secretaria da Reconstrução Gaúcha.

Leite enfatizou que a colaboração e a cooperação serão fundamentais em todos os níveis e que a nova secretaria será responsável por gerenciar e revisar as soluções, instruindo os processos de outras secretarias. Além disso, será criado o Fundo Plano Rio Grande (Funrigs), com um aporte inicial de R$ 12 bilhões provenientes do valor que o estado pagaria de dívidas com a União, podendo ainda receber recursos federais e emendas parlamentares.

O Plano Rio Grande será composto por três frentes de atuação: uma de trabalho emergencial, voltada para a assistência social no curto prazo, uma de reconstrução, com ações de médio prazo, como empreendimentos habitacionais e obras de infraestrutura, e uma de longo prazo, que envolve um plano de desenvolvimento econômico mais abrangente.

Durante a divulgação do Plano Rio Grande, o governador Eduardo Leite destacou o desafio de coordenação entre os diversos agentes envolvidos e a confiança de que o estado estará à altura das demandas históricas do momento. Com a implementação dessas medidas, o Rio Grande do Sul busca se recuperar dos impactos das chuvas e traçar um novo horizonte de desenvolvimento para o futuro.

Sair da versão mobile