Todos os cartórios do estado estão autorizados a emitir certidões de nascimento, casamento e óbito, facilitando a vida daqueles que perderam seus registros devido às enchentes. O horário de atendimento dos cartórios é das 9h às 17h30, oferecendo um tempo razoável para que as pessoas consigam obter suas novas documentações.
Além disso, a partir da próxima segunda-feira (20), quatro postos fixos em Porto Alegre começarão a atender gratuitamente as solicitações por esses documentos. Os pontos de atendimento estarão localizados em diferentes regiões da cidade, facilitando o acesso da população afetada pela tragédia. O serviço será oferecido das 12h às 17h, visando atender um maior número de pessoas que necessitam das segundas vias de seus documentos.
Para os moradores de outras cidades atingidas pelas enchentes, como Caxias do Sul, Passo Fundo e Lajeado, também haverá atendimento para a emissão das certidões perdidas. Além disso, o Conselho Nacional de Justiça informou que a solicitação pela internet estará disponível a partir do dia 31 de maio, trazendo ainda mais facilidade para os atingidos pelas chuvas.
Mesmo aqueles que estão nos abrigos poderão solicitar uma nova via da documentação, contando com equipes dedicadas para atendê-los. Até o momento, quase 10 mil certidões já foram emitidas para os abrigados em Porto Alegre e no interior do estado, demonstrando a importância e a agilidade do serviço prestado.
Diante de um cenário de desastre natural, é reconfortante ver a solidariedade e a eficiência das autoridades e instituições em ajudar aqueles que mais precisam. A oferta gratuita da segunda via dos documentos perdidos é um passo importante para a reconstrução e a retomada da normalidade na vida das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.