ALAGOAS – Hospital de Emergência do Agreste atende 4.800 vítimas de acidentes de trânsito nos quatro primeiros meses de 2024, com foco na conscientização.

Hospital de Emergência do Agreste atende 4.800 vítimas de acidentes de trânsito nos quatro primeiros meses deste ano

No primeiro quadrimestre de 2024, o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), localizado em Arapiraca, realizou um total de 25.420 atendimentos, dos quais 4.830 foram destinados a vítimas de acidentes de trânsito. Esse número alarmante reflete a gravidade da situação no trânsito da região, com um grande número de pessoas sendo vítimas de acidentes.

Dentre as vítimas atendidas, 2.948 estavam envolvidas em acidentes com motocicletas, evidenciando a vulnerabilidade dos motociclistas nas vias. Enéias dos Santos, mecânico de motos de 30 anos, foi uma dessas vítimas. Ele sofreu um acidente no último dia 19 de abril na rodovia AL-110, resultando em uma fratura no tornozelo e quase na perda do pé. Enéias ressaltou a rapidez e eficiência da equipe do HEA em salvá-lo, mas lamentou a situação e reconheceu que poderia ter evitado o acidente.

Outro caso relatado foi o do agricultor Ivaldo Canuto, de 52 anos, que está internado no HEA desde março deste ano após ser atropelado por uma moto. Com contusões na cabeça e fraturas nas pernas, ele precisou passar por hemodiálise na UTI. A prima de Ivaldo, Angelúcia Sousa, destacou a importância da equipe do hospital em salvar a vida do agricultor, que está se recuperando aos poucos.

Diante do elevado número de casos de acidentes de trânsito, o HEA está promovendo ações educativas no âmbito do Maio Amarelo, mês de conscientização para a redução de acidentes. Palestras estão sendo realizadas para conscientizar os acompanhantes dos pacientes sobre a importância da direção defensiva e do cumprimento das leis de trânsito, visando prevenir novas ocorrências.

É fundamental que a sociedade como um todo esteja atenta e engajada na promoção de um trânsito mais seguro, evitando comportamentos de risco e respeitando as normas de circulação. A prevenção é a melhor forma de evitar tragédias e preservar vidas nas vias públicas.

Botão Voltar ao topo