De acordo com as estatísticas do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIH/SUS), esses recursos poderiam ter sido economizados e direcionados para a ampliação dos serviços de saúde, considerando a evitabilidade dos acidentes de trânsito. A maioria desses acidentes ocorreu devido à imprudência no trânsito, marcada pelo desrespeito às normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Rita Murta, gerente de Vigilância e Controle de Doenças não Transmissíveis da Sesau, enfatizou que o aumento na ocorrência de acidentes de trânsito impacta diretamente a rede de saúde, uma vez que os feridos demandam atendimento nas unidades hospitalares. Além dos custos de tratamento, muitas vítimas ficam com sequelas graves, necessitando de cuidados ao longo da vida.
Ao longo de 2023, Alagoas registrou 1.714 internações de vítimas de acidentes de trânsito, resultando em um custo de aproximadamente R$ 2 milhões para os cofres públicos. Houve um aumento de 47,37% no número de hospitalizações em comparação ao ano anterior, gerando um acréscimo de 74% nos custos para o estado.
A Sesau, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), participa de ações da Campanha Maio Amarelo em busca da redução dos índices de acidentes no estado. Rita Murta destaca a importância da colaboração de todos os envolvidos no trânsito, sejam motoristas, motociclistas ou pedestres, para garantir a segurança viária e reduzir a violência nas ruas. Prevenir acidentes é fundamental para a preservação de vidas e recursos públicos que poderiam ser direcionados para outras áreas da saúde.