A Base Aérea de Canoas, localizada na região metropolitana de Porto Alegre, será utilizada como alternativa ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, que permanece fechado por tempo indeterminado devido aos estragos causados pelo alagamento provocado pelas fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul nas últimas semanas. A autorização para o uso excepcional da base aérea foi concedida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
A Fraport Brasil, empresa concessionária responsável pelo aeroporto de Porto Alegre, informou que está finalizando os detalhes relacionados à infraestrutura e segurança dos voos. Além disso, viabilizará o transporte dos passageiros entre a base e o ParkShopping Canoas, que servirá como ponto de embarque e desembarque dos passageiros. A Fraport receberá os passageiros no estabelecimento comercial antes do deslocamento terrestre até a Base Aérea de Canoas.
A Latam anunciou que, a partir do dia 27 de maio, oferecerá 12 voos semanais a partir de Canoas, sendo um voo diário com destino final em Guarulhos e outros voos semanais com destino a Congonhas, ambos em São Paulo. A empresa também continuará operando uma malha aérea emergencial entre São Paulo e outros aeroportos da região.
A Azul pretende iniciar um voo diário ligando Canoas ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas, a partir do dia 1º de junho. A Gol, por sua vez, oferecerá nove voos semanais diretos entre Guarulhos e Canoas, com voos extras para a Região Sul devido aos efeitos adversos das chuvas. Todas as companhias informaram que o atendimento aos passageiros em Canoas será realizado no ParkShopping Canoas, não na base aérea militar.