Os municípios que serão contemplados com a expansão da fibra óptica são: Arapiraca; Batalha; Delmiro Gouveia; Marechal Deodoro; Messias; Piranhas; Satuba; Santana do Ipanema; São Miguel dos Campos; Rio Largo; e Maceió. As atualizações e melhorias na rede já foram iniciadas nestas cidades, com a disponibilização de uma banda de 10GB a 100GB de velocidade, de acordo com a demanda de cada localidade.
Segundo o coordenador-geral do PoP Alagoas, esse avanço trará benefícios significativos para os municípios, pois não se trata apenas de conectividade, mas sim de diversos serviços que serão disponibilizados. O PoP-AL já está estruturando um novo modelo de gestão e buscando captar novos clientes, visando uma transformação no ambiente tecnológico da região.
Além disso, está prevista a ativação e distribuição de uma plataforma de 100GB entre os meses de junho e julho deste ano. Com uma redundância subterrânea localizada principalmente em Maceió, a entrega do link para os clientes aumentará de 4GB para 100GB efetivos. Também estão programados novos equipamentos para melhorar a conectividade e a infraestrutura de rede.
Essa expansão da banda larga pública em Alagoas tem como objetivo conectar os campi das universidades federais e estaduais, proporcionando uma melhor experiência de conectividade e auxiliando no desenvolvimento tecnológico e educacional da região. A expectativa é que, até o final de 2026, o anel de fibra óptica tenha sido expandido para 5.500 Km, conectando os 12 municípios contemplados e promovendo uma verdadeira revolução tecnológica em Alagoas.