Durante o seminário, a Seprev, representada pelo Núcleo de Prevenção e Garantia de Direitos (NPGD) da Casa de Direitos de Maceió, participou da mesa redonda com o tema ‘Avanços e Desafios’ e apresentou o projeto ‘Respeita Meu Nome’. Esse projeto facilita a mudança legal de nome e gênero no documento civil para pessoas transexuais e travestis, garantindo assim um direito fundamental para a promoção da cidadania e dignidade dessas pessoas.
Karoline Raquel, assistente social do NPGD e especialista em Educação em Direitos Humanos e Diversidade, ressaltou a importância do projeto como uma ferramenta de combate à discriminação. Ela destacou que a mudança de nome e gênero é um direito fundamental que ajuda a combater a marginalização e a exclusão social, proporcionando uma vida mais digna e segura para essas pessoas.
Além disso, Karoline enfatizou que o atendimento na Casa de Direitos oferece diferenciais como a gratuidade dos processos de mudança e um atendimento humanizado e acolhedor. O Seminário Estadual de Combate à LGBTfobia é uma iniciativa do Governo de Alagoas, realizado pela Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh).
Para aqueles que buscam o atendimento do Núcleo de Prevenção e Garantia de Direitos para a mudança de nome e gênero no documento civil, a Casa de Direitos está localizada no Mirante do Jacintinho, em Maceió, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.