BRASIL – “Prefeitura de Porto Alegre suspende limpeza do Mercado Público após forte chuva e inundação histórica do Guaíba”

A prefeitura de Porto Alegre teve que interromper, nesta quinta-feira (23), os trabalhos de limpeza das áreas internas do Mercado Público devido às fortes chuvas que assolam a cidade. O Mercado Público, localizado no centro histórico da capital gaúcha e inaugurado em 1969, é o mercado público mais antigo do Brasil, sendo um importante ponto turístico e comercial da região.

O edifício histórico foi afetado pelas enchentes que atingiram a cidade, com as águas do Guaíba alcançando níveis recorde de 5,35 metros, ultrapassando a marca histórica de 1941, quando atingiu 4,76 metros. Com a inundação, o local ficou alagado por 18 dias, deixando um rastro de destruição e acumulação de lixo nas instalações das lojas e mobiliários danificados.

Diante da situação, uma força-tarefa formada por servidores do Departamento Municipal de Limpeza Urbana de Porto Alegre iniciou a limpeza da parte externa do Mercado Público na quarta-feira (22). Utilizando hidrojateamento e caminhão-pipa para remover o lodo e transportar água, a equipe trabalha na preparação para a retomada dos serviços de limpeza e desinfecção do local. Estima-se que o custo total da operação seja de R$ 284 mil e deva durar cerca de cinco dias.

Após a conclusão da limpeza das áreas internas, uma segunda etapa prevê a avaliação dos prejuízos pelos comerciantes locais e o descarte de resíduos e entulhos com o auxílio das equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). A terceira etapa incluirá a desinfecção da área térrea e a limpeza e desinfecção do piso superior do Mercado Público.

A recuperação do Mercado Público de Porto Alegre é um desafio para as autoridades municipais e comerciantes locais, que buscam restabelecer a normalidade e a segurança do espaço após os danos causados pelas enchentes. A população aguarda com expectativa a conclusão das obras e a reabertura do histórico mercado.

Botão Voltar ao topo