MACEIÓ – Profissionais da Saúde de Maceió participam do 13° Seminário Marcha LGBTQIAPN+ para apresentar políticas de saúde e dialogar com ativismo

No dia 23 de maio, profissionais da Secretaria de Saúde de Maceió marcaram presença no 13° Seminário Marcha LGBTQIAPN+. O evento, realizado no Palácio do Governo, no Centro da cidade, foi uma oportunidade para a equipe técnica da SMS apresentar políticas de saúde destinadas a esse público e estabelecer diálogo com ativistas locais e nacionais.

Durante o encontro, Sandra Gomes, psicóloga da Gerência de Prevenção e Controle às ISTs, Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Maceió, participou de uma mesa-redonda intitulada “Saúde integral da população LGBTQIAPN+”, na qual apresentou as ações implementadas nas áreas de prevenção e assistência voltadas para essa comunidade.

Sandra ressaltou a importância da Marcha LGBTQIAPN+ como meio de promover a visibilidade positiva da população LGBTQIAPN+ e da sociedade em geral. Além disso, destacou a necessidade de se discutir avanços e desafios enfrentados por esse grupo, visando à proteção de direitos e ao combate ao preconceito, à discriminação e à violência, principalmente no âmbito da saúde.

A próxima edição da Marcha, que ocorrerá em 2024, será organizada pelo Grupo Gay de Maceió (GGM) e terá como tema “Por todas as Famílias”. A participação da Secretaria de Saúde de Maceió no 13° Seminário Marcha LGBTQIAPN+ reforça o compromisso da instituição com a promoção da saúde integral e dos direitos da população LGBTQIAPN+.

Iniciativas como essa são fundamentais para a luta contra o preconceito, a redução de vulnerabilidades e o acesso equitativo a serviços essenciais, sem discriminação. Portanto, a participação ativa da SMS em eventos como o Seminário Marcha LGBTQIAPN+ é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva para todos.

Sair da versão mobile