Para se cadastrar e ter a oportunidade de trocar sua carroça por um triciclo elétrico, os profissionais precisam atender a alguns pré-requisitos. É necessário que sejam maiores de idade, saibam ler e escrever e possuam documento original com foto, CPF e comprovante de residência atualizado. Além disso, os carroceiros devem estar previamente cadastrados nos seis Ecopontos existentes na cidade.
A coordenadora dos Ecopontos, Ângela Silva, afirmou que os colaboradores e seus animais receberão todo o suporte necessário. Ela destacou a importância de possuir a CNH para operar o triciclo elétrico, e informou que os carroceiros serão incluídos na CNH Social da prefeitura para estarem aptos a desempenhar suas funções. Os animais também serão destinados aos órgãos responsáveis pelo bem-estar animal para receberem os devidos cuidados.
Inicialmente, estão disponíveis 60 vagas para o projeto Ecoleta, e os interessados podem se inscrever presencialmente nos Ecopontos onde estão cadastrados ou enviando um e-mail para projeto.ecoleta1@gmail.com. Para mais informações, é possível entrar em contato através do WhatsApp 98802-4834.
O Ecoleta é uma extensão do projeto Carroceiro Legal, demonstrando a preocupação da Prefeitura de Maceió com a sustentabilidade, o bem-estar dos animais e a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores. A iniciativa contribui para a construção de uma cidade mais sustentável e humana.