A meta estabelecida é vacinar 236 mil crianças, o que corresponde a 95% da população alvo de 248 mil indivíduos. A vacina está disponível em todas as 238 clínicas da família e centros municipais de saúde espalhados pela cidade, além do Super Centro Carioca de Vacinação em Botafogo, na zona sul, que funciona todos os dias das 8h às 22h, e do Super Centro Carioca de Vacinação no Park Shopping Campo Grande, que também abre diariamente de acordo com o horário de funcionamento do centro comercial.
A campanha de vacinação contra a poliomielite terá duração até o dia 14 de junho. Para participar, os responsáveis pelas crianças devem levar a caderneta ou comprovante de vacinação ao posto de vacinação para avaliação da situação vacinal, mesmo nos casos em que as imunizações de rotina estejam em dia. Apenas pacientes imunodeprimidos, dentro da faixa etária determinada, e menores de um ano de idade não estão indicados para receber a vacina oral contra a poliomielite, mas podem ter indicação para a aplicação da vacina inativada contra a doença.
A poliomielite foi erradicada no Brasil desde 1994, entretanto, ainda ocorre em países como o Paquistão e Afeganistão. A doença é caracterizada por um quadro de paralisia decorrente do poliovírus selvagem tipo 1, 2 ou 3, afetando os membros inferiores. A imunização é considerada a forma mais eficaz de prevenção para garantir a proteção das crianças contra a poliomielite.
Portanto, a participação na campanha de vacinação é crucial para manter a população infantil protegida contra a doença, contribuindo para a saúde e bem-estar das crianças do Rio de Janeiro.