BRASIL – Campanha “Não Espere 24h” do MJSP alerta: Registre o desaparecimento de crianças imediatamente para aumentar chances de localização.

Uma campanha importante foi lançada nesta semana pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de não esperar 24 horas para registrar o desaparecimento de uma criança. Denominada “Não Espere 24h”, a iniciativa vem em reconhecimento ao Dia Internacional das Crianças Desaparecidas, que será celebrado neste sábado, dia 25.

A recomendação das autoridades é que a polícia seja notificada imediatamente no caso de desaparecimento de uma criança. Isso porque quanto mais rápido o desaparecimento é comunicado, maiores são as chances de localização da criança, destacou o ministério.

Segundo levantamento da Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas do MJSP, cerca de 20 mil pessoas com até 17 anos desaparecem anualmente no Brasil, sendo que aproximadamente 12 mil delas são encontradas. A incerteza e a angústia que cerca de 8 mil famílias enfrentam ao não saber o paradeiro de seus entes queridos é algo que a campanha visa expor, além de fornecer informações e orientações relevantes para a prevenção de novos desaparecimentos.

O coordenador-geral de Políticas de Prevenção à Violência e à Criminalidade da Diretoria do Sistema Único de Segurança Pública, Leandro Arbogast, ressalta a importância de informar as autoridades quando a criança é encontrada, para que ela deixe de constar como desaparecida nos sistemas de busca.

Em caso de desaparecimento, é crucial que sejam reunidas informações e documentos essenciais para a busca da criança, como fotografia atualizada, características físicas, informações sobre roupas e pertences, rotina, dados de aparelho celular e redes sociais, entre outros. Após o registro do boletim de ocorrência, a polícia orientará sobre os próximos passos a serem tomados na busca pela criança desaparecida.

Portanto, a colaboração da sociedade e a rapidez na comunicação do desaparecimento são cruciais para aumentar as chances de localizar as crianças desaparecidas e, assim, minimizar o sofrimento das famílias envolvidas. A campanha “Não Espere 24h” reforça a importância desse engajamento e conscientização.

Sair da versão mobile