MACEIÓ – “Mobilização Nacional pela Saúde Mental Materna ganha destaque em Maceió com apoio da Secretaria Municipal de Saúde”

A Mobilização Nacional pela Saúde Mental Materna está ganhando destaque este mês em Maceió, com a Coordenação Técnica de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde liderando a iniciativa. A psicóloga Hilda Maia, pós-graduanda em Psicologia Perinatal e voluntária na ação, foi convidada para ampliar a discussão junto aos profissionais da área no município.

Segundo a coordenadora técnica da Atenção Psicossocial da SMS, Roseane Farias, garantir o suporte adequado às mulheres para que possam vivenciar a maternidade de forma tranquila diante das emoções intensas da gestação é um desafio. O objetivo é identificar desequilíbrios e garantir a assistência necessária, além de buscar novas estratégias para ampliar esse entendimento.

A saúde mental materna tem se tornado cada vez mais relevante, especialmente diante do aumento de casos de depressão, ansiedade e suicídios entre as mulheres que são mães. Dados do Portal da Transparência do Registro Civil mostram um aumento no número de bebês sem o registro de paternidade, criados por mães solteiras. O IBGE também apontou que mais de 11 milhões de mães são responsáveis pela criação dos filhos no Brasil.

Essas mulheres, que lideram famílias e enfrentam sozinhas os desafios e obrigações familiares, muitas vezes em situações de vulnerabilidade social, necessitam de apoio. A Lei 14.721/2023 assegura apoio psicológico às mulheres antes, durante e após a gestação, porém, a rede de apoio da saúde pública ainda carece de recursos para identificar e cuidar adequadamente dessas demandas.

Hilda Maia destaca a importância da campanha criada para dar visibilidade à causa e contribuir para a construção de políticas públicas que ofereçam suporte adequado às mulheres nas diferentes fases da maternidade. A psicóloga irá ministrar uma palestra para os profissionais do município e participar de um encontro com gestantes na unidade Hamilton Falcão, no Benedito Bentes, ressaltando a importância de diminuir o estigma social relacionado à saúde mental e maternidade.

A palestra, voltada para os psicólogos do município, está marcada para a próxima terça-feira (28), às 9h, no auditório da SMS. A iniciativa busca sensibilizar e capacitar profissionais e usuárias sobre a importância do cuidado com a saúde mental materna e a necessidade de políticas públicas eficazes nessa área.

Botão Voltar ao topo