BRASIL – “Alerta em Porto Alegre: Nível do lago Guaíba volta a ficar abaixo de 4 metros e população deve se preparar para chuvas intensas”

O nível do lago Guaíba, um dos pontos turísticos mais conhecidos de Porto Alegre (RS), voltou a ficar abaixo de 4 metros (m) na madrugada desta segunda-feira (27). Segundo dados da Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul, a medição realizada na Usina do Gasômetro registrou o nível do lago em 3,99 metros (m) por volta da 1 hora da madrugada. Já às 11h da manhã, o nível do Guaíba estava em 3,95 m, ainda acima da cota de inundação da região do Centro Histórico da cidade, que é de 3 metros.

A cheia do Guaíba teve início em 3 de maio devido às intensas chuvas que atingiram o estado do Rio Grande do Sul desde o fim de abril. Rios como o Jacuí, dos Sinos, Caí e Gravataí transbordaram, desaguando suas águas no lago e contribuindo para o aumento do nível. No dia 6 de maio, o Guaíba atingiu um recorde de 5,33 metros em Porto Alegre.

Apesar do recuo das águas na semana passada, o nível do lago voltou a subir, registrando um aumento de 45 centímetros em apenas 14 horas na última sexta-feira (24). A Defesa Civil de Porto Alegre emitiu um alerta preventivo devido à previsão de chuvas intensas e ventos fortes, com possibilidade de atingir entre 60 e 100 km/h.

O mau tempo pode trazer riscos como descargas elétricas, interrupção do fornecimento de energia elétrica, queda de árvores e alagamentos. A população foi orientada a buscar abrigo em locais seguros, evitar áreas alagadas, manter distância de postes e árvores, e em caso de emergência, acionar a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros. A situação do lago Guaíba continua sendo monitorada de perto pelas autoridades locais.

Botão Voltar ao topo