BRASIL – Professores federais divididos: Proifes aceita proposta e encerra greve, enquanto Andes-SN mantém mobilização

Professores de universidades e institutos técnicos federais estão em greve há aproximadamente 50 dias, e recentemente houve uma divisão entre as entidades representativas da categoria. Enquanto a Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes) assinou um acordo com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) rejeitou a proposta e decidiu manter a greve em andamento.

Essa não é a primeira vez que a divisão entre as entidades ocorre durante uma greve. Em 2012 e 2015, a mesma situação se repetiu, com o Proifes aceitando as propostas do governo antes da Andes-SN encerrar a mobilização.

De acordo com nota divulgada pela Proifes, o Conselho Deliberativo da entidade, formado por 34 delegados, considerou que as consultas, reuniões e assembleias ocorreram de forma democrática. A maioria dos sindicatos federados aprovou a proposta do governo, e o Conselho Deliberativo referendou esse apoio, encaminhando a assinatura do acordo à Diretoria da Federação.

Por outro lado, o presidente da Andes-SN, Gustavo Seferian, criticou a atitude do governo de assinar um acordo com apenas uma entidade representativa, classificando-a como autoritária. O sindicato também pede a recomposição do orçamento das universidades federais.

A proposta apresentada pelo MGI inclui aumentos salariais de 13,3% a 31% até 2026, com os reajustes programados para começar em 2025. Os professores receberão aumentos maiores aqueles que possuem salários mais baixos. O governo ressaltou que os professores terão um aumento acima da inflação prevista para o período de 2023 a 2026.

Esse impasse na negociação entre os professores e o governo continua gerando debates e discordâncias entre as entidades representativas, enquanto a greve se mantém como forma de pressionar por melhores condições salariais e de trabalho para os docentes das instituições federais de ensino superior.

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