Durante a formação, a psicóloga Analinne Maia realizou uma palestra, seguida pela apresentação de relatos das unidades de ensino e um momento de perguntas e respostas com os participantes. A gerente-técnica de Desenvolvimento e Desempenho do Servidor, Juliana Pinho, ressaltou a importância da ocasião para implementar ações que visam garantir o bem-estar emocional, comportamental e físico dos servidores.
Dentre as iniciativas apresentadas, destacam-se a prática da comunicação não-violenta, o fortalecimento de relações interpessoais saudáveis e uma escuta qualificada do servidor. Segundo Juliana, ao adotar essas práticas no cotidiano, os servidores estarão trilhando o caminho para relações de trabalho mais saudáveis, o que contribuirá para sua realização profissional.
Essa iniciativa reflete o compromisso da Semed em promover um ambiente de trabalho positivo e cuidar da saúde mental dos profissionais da educação. A parceria com o Cerest demonstra a preocupação com a qualidade de vida dos servidores e reforça a importância de proporcionar espaços de reflexão e aprendizado sobre temas relevantes para o bem-estar no ambiente de trabalho.
A formação “Saúde Mental e Trabalho” foi mais um passo importante rumo a um ambiente de trabalho mais acolhedor e saudável para os profissionais da educação em Maceió. A Semed segue buscando promover ações que valorizem o cuidado com a saúde mental e o bem-estar dos servidores, visando sempre melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho.