Com uma década de história, a Escola Educador Paulo Jorge dos Santos Rodrigues se tornou referência no atendimento aos privados de liberdade em regime fechado e também na escolarização dos adolescentes em semiliberdade. Atualmente, a escola conta com 460 estudantes distribuídos em seis unidades prisionais e oito unidades de internação socioeducativas, oferecendo cursos nos 1º e 2º segmentos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), EJA modular – ensino médio e ensino médio regular parcial diurno.
Além disso, a Paulo Jorge dos Santos Rodrigues vai além do básico, atendendo também os adolescentes que progrediram para o regime semiaberto. Com programas como o “Vem Que Dá Tempo” e o projeto de “Remição pela Leitura”, a escola busca garantir oportunidades de educação para todos os públicos, mesmo em um ambiente tão desafiador como o sistema prisional.
Recentemente, representantes da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão, juntamente com a Secretaria Nacional de Políticas Penais, visitaram a escola para conhecer de perto suas práticas e experiências. A Paulo Jorge dos Santos Rodrigues também participou do Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos em Situações de Prisões em outubro de 2023, destacando-se como um exemplo de pioneirismo e inovação na educação prisional.
Com tantas conquistas e boas práticas, a Escola Estadual Educador Paulo Jorge dos Santos Rodrigues se destaca como um modelo a ser seguido no país no que diz respeito à educação básica no sistema prisional. Sua representatividade na região Nordeste é um reflexo do compromisso e da dedicação de toda a equipe em promover a educação e a transformação social através do ensino.