Durante a sessão, Ricardo Nezinho, natural de Arapiraca, fez um breve relato histórico sobre o surgimento da cidade no século XIX e destacou as conquistas alcançadas ao longo dos anos. Ele ressaltou o potencial empreendedor de Arapiraca, que se tornou um dos principais vetores de desenvolvimento do Estado. Nezinho agradeceu a presença de todos na sessão histórica e enalteceu a força e acolhimento do povo arapiraquense.
Os deputados Breno Albuquerque e Gilvan Barros Filho, também do MDB, parabenizaram a cidade pelos 100 anos de emancipação e ressaltaram a importância do evento. Breno destacou a satisfação em participar da sessão histórica, enquanto Gilvan enfatizou o papel de Arapiraca no desenvolvimento do Agreste e Sertão alagoano.
O procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, e o desembargador Tutmés Ayran, ambos naturais de Arapiraca, destacaram a importância histórica e econômica da cidade. Araújo ressaltou a união e resiliência presentes na história de Arapiraca, enquanto Tutmés enfatizou a capacidade do município em proporcionar afeto, identidade e oportunidades.
O presidente da Câmara de Vereadores de Arapiraca, Sérgio do Sindicato, agradeceu a colaboração da Assembleia Legislativa, vereadores e governador no crescimento da cidade. No encerramento da sessão, os deputados receberam a Comenda Manoel André, mais alta honraria da Câmara de Vereadores de Arapiraca, em reconhecimento ao trabalho e dedicação de cada um.