BRASIL – Prefeitura de Porto Alegre envia dados de mais 30 mil famílias para Auxílio Reconstrução do governo federal, totalizando 59.430 cadastros.

A prefeitura de Porto Alegre enviou dados de mais de 30 mil famílias para o benefício do Auxílio Reconstrução do governo federal na noite de quarta-feira. Com o envio do primeiro lote de 24,5 mil responsáveis familiares na manhã de terça-feira, o total de cadastros enviados pela capital gaúcha ao sistema do governo federal chega a 59.430 até o momento. Até às 20h da quarta-feira, 55.817 famílias da capital gaúcha estavam aptas a receber o benefício.

O primeiro envio de dados pela prefeitura ocorreu após oito dias do início do prazo aberto pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para que as prefeituras do Rio Grande do Sul preenchessem as planilhas com os dados dos responsáveis familiares afetados pelas fortes chuvas. Esses dados incluem informações como Cadastro de Pessoa Física (CPF) e endereço.

A demora no envio dos dados provocou a impossibilidade do pagamento em parcela única do benefício de R$ 5,1 mil aos moradores de Porto Alegre que têm direito ao Auxílio Reconstrução. O pagamento do primeiro lote, destinado a 34,1 mil famílias afetadas pelas chuvas, foi realizado na quinta-feira.

A Prefeitura de Porto Alegre criou o Registro Unificado, que começou a operar em 18 de maio como base única para identificar e qualificar os atingidos pelas chuvas. Esse sistema permite direcionar os dados para programas sociais dos governos municipal, estadual e federal.

Os responsáveis familiares cadastrados pela prefeitura precisam acessar o site do governo federal e validar suas informações no site do Auxílio Reconstrução, na aba “Sou Cidadão”. Após a confirmação dos dados, a Caixa Econômica Federal verifica as informações e realiza o pagamento em até 48 horas.

É importante ressaltar que quem não possui conta na Caixa terá uma conta poupança aberta automaticamente para receber o benefício. O acesso ao dinheiro será feito por meio do aplicativo Caixa Tem. Portanto, as famílias afetadas pelas chuvas em Porto Alegre podem contar com o auxílio do governo federal para reconstruir suas vidas após os danos causados pelas fortes precipitações.

Botão Voltar ao topo