Em reconhecimento à atuação da força-tarefa alagoana, o governador anunciou que concederá a medalha do Mérito da República Marechal Floriano Peixoto, a maior honraria entregue pelo Governo de Alagoas. Durante o encontro no Palácio República dos Palmares, Paulo Dantas agradeceu e destacou a importância do apoio prestado pelos profissionais durante a tragédia provocada pelas chuvas no Rio Grande do Sul.
O coronel André Madeiro, do Gabinete de Segurança Institucional, ressaltou que o sucesso da operação foi resultado dos investimentos feitos pelo governo estadual em equipamentos e na formação dos servidores. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Verçosa, também enfatizou os investimentos feitos na área de segurança pública e demonstrou o preparo das equipes para atuar em casos como o ocorrido no Rio Grande do Sul.
O secretário-executivo de Regulação e Gestão da Sesau, Igor Monteiro, destacou a atuação integrada entre o Corpo de Bombeiros e a equipe de salvamento do Samu, ressaltando a eficácia do programa Salva Mais. Durante a missão, o tenente Jefferson relatou a atuação da corporação em diversas áreas, levando equipamentos essenciais para ajudar nas operações de resgate.
O sargento Márcio Magalhães, médico do SAMU, lembrou do resgate de equipamentos médicos de um hospital em Canoas e a rápida atuação da equipe para evitar um caos ainda maior na situação de emergência. A tenente-Coronel Elaine Monteiro, responsável pela coordenação logística da operação, também foi homenageada durante a solenidade.
Essa missão demonstrou a solidariedade e o profissionalismo dos integrantes da força-tarefa alagoana, que deixaram tudo para trás para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A atuação desses profissionais foi essencial para mitigar os impactos da tragédia e salvar vidas.