O Método Canguru é um modelo de assistência voltado para bebês prematuros, iniciado durante a gravidez de risco e mantido até a alta do recém-nascido. Consiste em colocar o bebê em contato direto com o corpo dos pais, em uma posição semelhante à forma como os cangurus carregam seus filhotes. Os benefícios desse método incluem o aumento do ganho de peso, a redução de infecções e uma possível alta mais rápida, para que o bebê possa continuar seu desenvolvimento no ambiente familiar.
Durante o Fórum Perinatal, foi ministrada uma palestra pela assessora técnica do Ministério da Saúde, Sandra Vogler, que ressaltou a importância da preparação das equipes de Atenção Primária para a aplicação eficaz do Método Canguru. A enfermeira Jussara Vitorino, que atua na Atenção Primária do município de Coruripe, destacou a relevância da educação continuada e dos treinamentos para oferecer a melhor assistência aos pacientes, especialmente os bebês prematuros e de alto risco.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, enfatizou a importância do cuidado com os bebês prematuros e de baixo peso, destacando que a aplicação do Método Canguru é essencial para a recuperação desses pacientes e para a redução da taxa de mortalidade infantil. Ele ressaltou a dedicação dos profissionais de saúde em fornecer um cuidado baseado em técnicas eficazes, como o Método Canguru, e nos princípios de humanização que orientam o Sistema Único de Saúde.