Na última sexta-feira (7), a ANS enviou um ofício à Golden Cross pedindo esclarecimentos sobre os anúncios veiculados na imprensa referentes à suspensão da venda dos planos de saúde. A agência deixou claro que a operadora não está autorizada a suspender a comercialização de seus produtos na data anunciada (18 de junho), e que todos os planos registrados como ativos devem permanecer disponíveis para aquisição pelos consumidores.
Além disso, a ANS informou que a utilização da rede da Amil pelos beneficiários da Golden Cross não requer autorização específica, uma vez que isso está previsto pela legislação e normas da saúde suplementar. Entretanto, qualquer mudança no tipo de contratação, como a utilização da rede indireta da Amil, deve ser comunicada à ANS e ainda não foi realizada pela Golden Cross.
A ANS ressaltou que, mesmo com a suspensão da venda dos planos de saúde, a prestação de assistência aos clientes deve continuar conforme o contrato, garantindo todos os serviços previstos no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde nos prazos estipulados pela agência reguladora.
Até o momento, a Golden Cross não se pronunciou sobre o assunto quando procurada pela Agência Brasil. A ANS continua aguardando os esclarecimentos necessários da operadora de planos de saúde para tomar as medidas cabíveis em relação à suspensão da venda dos produtos.