A Linha 11 atende principalmente a zona leste da cidade, conectando a região central a Mogi das Cruzes. Já a Linha 12 segue um trajeto paralelo, passando por Itaquaquecetuba e Poá. Por sua vez, a Linha 13 conecta a capital paulista ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. A privatização dessas linhas incluirá a ampliação da Linha Jade, com a construção de dez novas estações e a requalificação da infraestrutura.
Em relação às linhas 11 e 12, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo identificou pendências nas obras de readequação e ampliação do sistema de suprimento de energia, trabalhos que deveriam ter sido concluídos em agosto de 2015. O contrato para essas melhorias, firmado em 2012 com a empresa alemã Siemens, teve um valor inicial de aproximadamente R$ 106 milhões e sofreu seis aditamentos, totalizando um gasto de R$ 149,4 milhões.
No entanto, a CPTM assegura que as obras foram concluídas em outubro de 2023, garantindo a operação regular das linhas 11 e 12. A Secretaria Estadual de Parcerias em Investimentos afirma que está estruturando as concessões para garantir uma transição adequada entre a empresa pública e privada e minimizar os riscos operacionais.
No contexto da privatização das linhas 8 e 9, operadas pela Viamobilidade, problemas iniciais levaram o Ministério Público a realizar uma investigação sobre a segurança e operação das linhas. Incidentes envolvendo a Linha Diamante resultaram em um Termo de Ajustamento de Conduta assinado com a empresa, garantindo investimentos em infraestrutura e compensações financeiras pelos danos causados.
Com a privatização em curso e a expectativa de melhorias na infraestrutura e operação das linhas ferroviárias, os próximos passos para a concessão das linhas 11 – Coral, 12 – Safira e 13 – Jade representam um momento importante para o transporte público em São Paulo.