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BRASIL – Governo de São Paulo vai privatizar linhas da CPTM e busca contribuições da sociedade em audiências públicas.

O governo de São Paulo anunciou planos para privatizar as linhas 11 – Coral, 12 – Safira e 13 – Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), com a primeira de três audiências públicas marcada para o dia 19. A proposta de concessão dessas linhas, que transportam mais de 17 milhões de passageiros por mês, visa buscar contribuições e opiniões da sociedade civil, de acordo com a Secretaria Estadual de Parcerias em Investimentos.

A Linha 11 atende principalmente a zona leste da cidade, conectando a região central a Mogi das Cruzes. Já a Linha 12 segue um trajeto paralelo, passando por Itaquaquecetuba e Poá. Por sua vez, a Linha 13 conecta a capital paulista ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. A privatização dessas linhas incluirá a ampliação da Linha Jade, com a construção de dez novas estações e a requalificação da infraestrutura.

Em relação às linhas 11 e 12, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo identificou pendências nas obras de readequação e ampliação do sistema de suprimento de energia, trabalhos que deveriam ter sido concluídos em agosto de 2015. O contrato para essas melhorias, firmado em 2012 com a empresa alemã Siemens, teve um valor inicial de aproximadamente R$ 106 milhões e sofreu seis aditamentos, totalizando um gasto de R$ 149,4 milhões.

No entanto, a CPTM assegura que as obras foram concluídas em outubro de 2023, garantindo a operação regular das linhas 11 e 12. A Secretaria Estadual de Parcerias em Investimentos afirma que está estruturando as concessões para garantir uma transição adequada entre a empresa pública e privada e minimizar os riscos operacionais.

No contexto da privatização das linhas 8 e 9, operadas pela Viamobilidade, problemas iniciais levaram o Ministério Público a realizar uma investigação sobre a segurança e operação das linhas. Incidentes envolvendo a Linha Diamante resultaram em um Termo de Ajustamento de Conduta assinado com a empresa, garantindo investimentos em infraestrutura e compensações financeiras pelos danos causados.

Com a privatização em curso e a expectativa de melhorias na infraestrutura e operação das linhas ferroviárias, os próximos passos para a concessão das linhas 11 – Coral, 12 – Safira e 13 – Jade representam um momento importante para o transporte público em São Paulo.

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