O cadastro dos imóveis disponíveis já está sendo realizado no site da Caixa, onde os interessados podem fazer o login com suas credenciais existentes ou realizar um novo cadastro. A instituição ressalta que esse processo é fundamental para possibilitar aos usuários criar e acompanhar suas propostas com segurança e proteção de dados.
Os imóveis disponibilizados para venda ao governo federal devem estar localizados em áreas seguras e ter um valor de até R$ 200 mil. Podem ser cadastrados imóveis novos ou usados por particulares, construtoras, instituições financeiras e empresas do ramo da construção civil. Além disso, unidades habitacionais construídas com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial também poderão ser ofertadas.
Para garantir a qualidade das moradias, os imóveis devem atender a requisitos mínimos de habitabilidade, como composição mínima de sala, quarto, banheiro, cozinha e área de serviço, revestimento de piso impermeável nas áreas molhadas, instalações elétricas e hidráulicas funcionais, entre outros aspectos.
Após o cadastro e o envio dos documentos necessários, a Caixa fará uma análise da documentação e, caso esteja tudo de acordo com as regras estabelecidas, um engenheiro credenciado realizará a vistoria no imóvel. Em seguida, a instituição entrará em contato com os vendedores para formalizar o contrato de transferência de propriedade.
Para mais informações sobre o programa, os interessados podem acessar o site da Caixa ou entrar em contato por telefone. A iniciativa visa contribuir para a reconstrução das áreas afetadas no Rio Grande do Sul e proporcionar moradias dignas às famílias desabrigadas pelas enchentes.