BRASIL – Inflação no Dia dos Namorados: preços dos itens mais procurados aumentam 1,16% em 12 meses, aponta estudo da FGV.

Um estudo realizado pela renomada Fundação Getulio Vargas (FGV), por meio do seu Instituto Brasileiro de Economia (FGV-Ibre), revelou um aumento médio de 1,16% nos preços dos itens mais procurados para o Dia dos Namorados, celebrado nesta quarta-feira (12) em todo o Brasil. O índice apurado pela FGV quase equivale à metade da inflação geral do mesmo período, que totalizou 3,28%.

De acordo com o levantamento da FGV, a variação de preços de 25 produtos e serviços foi analisada para chegar a esses resultados. Entre os serviços analisados, a inflação apresentou um aumento de 4,14%, impulsionada principalmente pelo aumento nos preços das academias de ginástica, com alta de 5,18%. Outros serviços que registraram aumento nos preços foram cinema (4,68%), hotel/motel (4,52%), salão de beleza (4,46%), restaurantes (3,94%), teatro (3,17%) e shows musicais (2,87%).

Por outro lado, houve uma queda média de 1,31% nos produtos mais escolhidos para presentear os enamorados. As maiores reduções foram observadas em cosméticos como sabonetes (-7,25%), xampu, condicionador e creme (-2,59%) e perfumes (-2,02%). Produtos eletrônicos também contribuíram para a redução de preços, com destaque para celulares (-4,38%), computadores e periféricos (-4,06%), e até mesmo o vinho apresentou uma ligeira queda de -0,12%.

No entanto, mesmo com a redução de preços em alguns produtos, diversos itens muito procurados para a data apresentaram aumento de preço, como livros (4,86%), relógios (4,16%), cintos e bolsas (2,11%), bijuterias (1,99%) e bombons e chocolates (1,27%).

Segundo o economista da FGV-Ibre, Matheus Dias, o aumento da taxa Selic e a alta da inflação influenciam a cautela dos consumidores nas compras, priorizando itens considerados essenciais e adiando a aquisição de produtos como celulares e computadores.

Em relação às vendas, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) destaca o Dia dos Namorados como a sexta data comemorativa mais importante para o varejo em termos de movimentação financeira. A CNC prevê que o volume de vendas do comércio varejista brasileiro no Dia dos Namorados alcance R$ 2,59 bilhões, representando um aumento de 5,6% em relação ao ano anterior.

O segmento de vestuário, calçados e acessórios é apontado como o carro-chefe das vendas associadas à data, com previsão de movimentar R$ 1,083 bilhão, equivalente a 42% do volume total de vendas. Em segundo lugar, as lojas de utilidades domésticas e eletroeletrônicos devem registrar vendas de aproximadamente R$ 727 milhões, um avanço de 3,2% em relação ao ano anterior.

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