A coordenadora técnica de Atenção à Pessoa com Deficiência da SMS, Pamela Alves, ressaltou a importância dos serviços oferecidos em Maceió para esse público. Segundo ela, a rede municipal disponibiliza atendimento dermatológico, oftalmológico, distribuição de protetores solares, e todo o suporte necessário para as pessoas com albinismo. Alves enfatizou que a data representa um momento de conscientização e combate aos preconceitos enraizados na sociedade.
Uma das participantes pioneiras do grupo de albinismo da SMS, Edileuza de Lima, destacou a relevância do acolhimento e do acesso à informação no enfrentamento do preconceito. Ela ressaltou que a visibilidade da causa é fundamental para o combate ao preconceito e para a inclusão dessas pessoas na sociedade.
Durante o encontro, Gabriel Henrique, de 20 anos, realizou uma apresentação musical e compartilhou a sua história de superação. Aprovado no curso de Nutrição da Ufal, Henrique destacou que, por meio da informação e da conscientização, tem sido capaz de mudar sua trajetória e realizar seus sonhos. Ele ressaltou a importância de participar do grupo coordenado pela SMS, onde encontra apoio e solidariedade.
A SMS de Maceió oferece atendimentos especializados para os usuários do grupo de albinismo, encaminhando os pacientes para o Centro Especializado em Reabilitação (CER) do Pam Salgadinho, onde recebem acompanhamento dermatológico. Além disso, a secretaria tem parceria com a Uncisal para disponibilizar serviços de oftalmologia e oferece mensalmente seis protetores solares para os cadastrados no grupo. Essas ações têm como objetivo garantir o acesso aos serviços de saúde e promover a inclusão e o bem-estar dessas pessoas na sociedade.