ALAGOAS – Condições climáticas e defeitos afetam abastecimento de água em Colônia Leopoldina, Campestre, Porto de Pedras e Maragogi

Nesta sexta-feira, dia 14 de junho de 2024, a população de Colônia Leopoldina, Campestre e Porto de Pedras está enfrentando problemas no abastecimento de água devido a condições climáticas desfavoráveis e defeitos em equipamentos. A situação é resultado das fortes chuvas na região, que levaram uma grande quantidade de material sólido para o manancial onde é feita a captação de água, aumentando a turbidez do líquido e impossibilitando o funcionamento da Estação de Tratamento de Água (ETA).

Em Colônia Leopoldina, a ETA está temporariamente inoperante, o que levou à paralisação do sistema de abastecimento. A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) está monitorando as condições do manancial e assim que for seguro do ponto de vista operacional, o sistema será reativado para fornecer água tratada à população. Em Campestre, o sistema também está inoperante devido a um rompimento na adutora, mas técnicos da Casal já estão trabalhando na manutenção emergencial.

Já em Porto de Pedras, a Estação Elevatória de Água Bruta (EEAB) apresentou um defeito na noite de quinta-feira, e equipes da Casal estão realizando a manutenção dos equipamentos para reativar o sistema o mais rápido possível. Além disso, em Maragogi, a Equatorial realizará uma manutenção na rede elétrica no dia 25 deste mês, o que afetará o funcionamento de alguns poços que abastecem a cidade e o assentamento Nova Jerusalém.

A Casal é responsável pela captação da água nos mananciais de Colônia Leopoldina, Campestre, Porto de Pedras e Maragogi, realizando o tratamento do líquido antes de repassá-lo para a concessionária Verde Alagoas, responsável pela distribuição para os moradores. A previsão é de que todos os problemas sejam resolvidos o mais breve possível, garantindo o abastecimento de água para a população afetada.

Sair da versão mobile