Quatro representantes de Alagoas estiveram presentes no evento: Ricardo Leite, contador-geral do estado; Marcos Freitas, superintendente especial de Política Fiscal; Wagner Cunha e Torres, gerente de Acompanhamento e Controle da Dívida Pública; e Wellington Monte de Paula, gerente de Acompanhamento da Despesa.
No último dia do evento, Marcos Freitas participou do painel “Apresentação GT Sustentabilidade Fiscal”, juntamente com autoridades de outros estados, discutindo aspectos como a PEC Calamidade, seguro receita e cenários fiscais para 2023. Durante sua apresentação, Freitas falou sobre política fiscal, mudanças climáticas, maturidade fiscal dos estados brasileiros e a renegociação da dívida pública com a União.
Freitas também é coordenador do Grupo de Trabalho de Sustentabilidade Fiscal, e enfatizou a importância da participação dos técnicos da Sefaz nos grupos de trabalho do Gefin, visando o aperfeiçoamento constante em finanças públicas. Esses encontros permitem que Alagoas se posicione de forma assertiva nas discussões, garantindo o desenvolvimento da gestão fiscal e financeira e uma melhor prestação de serviços públicos à população.
O Gefin é um órgão de assessoramento do Confaz e tem como objetivo acompanhar as questões fiscais e financeiras de âmbito nacional, impactando diretamente as finanças dos estados federados. Destaca-se pelo intercâmbio de experiências, soluções e sistemas nas áreas de gestão financeira, execução orçamentária, contabilidade pública, transparência fiscal, dívida pública, receita e despesa pública, legislação e qualidade do gasto público.
A participação da Sefaz de Alagoas nesse evento reforça o compromisso do estado em buscar aprimoramento na gestão financeira, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região.