Recentemente, a Comissão Nacional de Combate à Desertificação (CNCD) foi retomada com uma nova constituição, buscando estabelecer estratégias e promover a articulação entre as ações das políticas públicas. O Dia Mundial de Combate à Seca e à Desertificação é celebrado em 17 de junho, visando conscientizar a população sobre os impactos desses problemas ambientais.
No dia 17 de junho, a Bandeira Olímpica foi apresentada pela primeira vez pelo Barão de Coubertin no Congresso Olímpico de Paris, há 110 anos, marcando um marco importante na história do esporte. Já o Dia Nacional da Imigração Japonesa, comemorado em 18 de junho, relembra a chegada do navio Kasato-Maru ao Brasil em 1908, trazendo quase 800 imigrantes japoneses.
O Dia do Orgulho Autista, celebrado em 18 de junho, destaca a importância de reconhecer a diversidade e as conquistas das pessoas neurodivergentes. Nesta data, a equipe da Radioagência Nacional produziu um podcast especial na série “Histórias Raras”, que aborda histórias de pessoas que descobriram seu autismo na fase adulta.
No dia 19 de junho, comemora-se o Dia do Cinema Brasileiro, em homenagem ao primeiro registro cinematográfico documentado no Brasil, realizado por Afonso Segreto em 1898. Essa data marca a contribuição do ítalo-brasileiro para a história do cinema nacional.
Além disso, em 21 de junho, Machado de Assis completaria 185 anos de seu nascimento, e é importante ressaltar a valorização e reconhecimento internacional de suas obras, como a tradução de “Memórias Póstumas de Brás Cubas” para o inglês. Nesta mesma data, completam-se 20 anos da morte do político Leonel Brizola, figura importante na política brasileira.
A semana de 16 a 22 de junho de 2024 está repleta de datas significativas que evidenciam a diversidade cultural, histórica e social do Brasil e do mundo.