O projeto foi aprovado por unanimidade em 2º turno e tem como objetivo imortalizar os profissionais que arriscaram suas vidas em prol da segurança pública. O Memorial, de acordo com a proposta, terá o nome completo e o nome de guerra do profissional de segurança pública, além da data de nascimento e óbito, foto e circunstância da morte. Os nomes dos profissionais que faleceram em serviço serão incluídos no Livro dos Heróis e Heroínas do Estado de Alagoas, que será instituído após a promulgação da lei.
A localização do Memorial está prevista preferencialmente na Secretaria de Segurança Pública do Estado. O deputado Cabo Bebeto justifica a criação do memorial como uma forma de contribuição social direta, que receberá visitações e promoverá uma agenda cultural. Além disso, propõe a realização de palestras sobre as funções dos profissionais de segurança pública para alunos do ensino médio e fundamental.
Em sua fala, o parlamentar destaca que se trata de uma ação cultural e educativa, uma homenagem aos heróis e heroínas que se sacrificaram pela segurança do Estado de Alagoas. O projeto agora seguirá para o Poder Executivo para ser sancionado e se tornar lei. Esse Memorial será um espaço para lembrar e honrar o trabalho desses profissionais que se dedicaram à proteção da sociedade, mesmo com o risco de suas próprias vidas.