De acordo com informações divulgadas pela concessionária, atualmente cerca de metade da água captada, tratada e lançada na rede de distribuição é perdida devido a vazamentos e fraudes nos 34 municípios atendidos no Sertão do estado. Com o investimento destinado para o combate às perdas na Bacia Leiteira, a concessionária pretende modernizar a infraestrutura, utilizando tecnologia de ponta para diagnosticar e corrigir vazamentos, além de substituir e manter equipamentos para reduzir as perdas físicas de água.
O secretário de Estado de Governo, Vitor Pereira, destacou que a iniciativa é um passo importante para a consolidação do Programa Mais Água Alagoas, que visa universalizar o saneamento até 2033. Além disso, ele ressaltou a necessidade de investir em infraestrutura, considerando o crescimento econômico do estado. A meta é que 100% dos domicílios alagoanos estejam conectados à rede de água e 90% à rede coletora de esgoto nos próximos dez anos.
Com a implantação de novas bombas, monitoramento em tempo real por um Centro de Controle Operacional (CCO) e ações de fiscalização para combater fraudes e desvios de água, a concessionária espera garantir um abastecimento mais eficiente e ágil na região da Bacia Leiteira. O diretor da Águas do Sertão, Antonio Hercules Neto, afirmou que o programa terá um impacto positivo na situação hídrica da região e representará um avanço significativo em direção ao desenvolvimento sustentável e à saúde pública no estado.