ALAGOAS – Pesquisador da Universidade de Cambridge visita sistema prisional alagoano para pesquisa acadêmica sobre ressocialização.

Um pesquisador da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, esteve em Alagoas para conhecer de perto as ações de ressocialização realizadas no sistema prisional do estado. Daniel Rincón Machón, doutorando da renomada instituição britânica, visitou o Complexo Prisional e se reuniu com o secretário de Ressocialização e Inclusão Social, Diogo Teixeira, para obter informações sobre a política desenvolvida nas unidades prisionais alagoanas.

A pesquisa de Daniel Rincón Machón tem como objetivo abordar as medidas implementadas no sistema prisional de Alagoas, priorizando disciplina, atividades de ressocialização, reinserção social e segurança tanto para os reeducandos quanto para os servidores. O encontro entre o doutorando e o secretário foi intermediado pelo advogado Roberto Moura, membro consultivo da Comissão Nacional de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Durante a visita, o pesquisador ressaltou a importância do diálogo aberto entre instituições e pesquisadores. Ele destacou que se aproximou da realidade do sistema prisional alagoano por meio de relatórios de Direitos Humanos da OAB e manifestou interesse em conhecer de perto o cotidiano dos reeducandos. Ao constatar o envolvimento dos reeducandos no processo de readaptação, Daniel Rincón enfatizou a importância de conversas abertas entre pesquisadores, defensores dos Direitos Humanos e o Estado.

Ao final da visita, o doutorando elogiou o serviço prestado pela Secretaria de Ressocialização e ressaltou a importância dos relatórios apresentados pela Comissão de Defesa dos Direitos Humanos. A pesquisa realizada por Daniel Rincón Machón certamente trará contribuições significativas para a compreensão e melhoria das práticas de ressocialização no sistema prisional de Alagoas.

Botão Voltar ao topo