Atualmente, o dólar está no seu maior valor desde 4 de janeiro de 2023, quando atingiu a marca de R$ 5,45. No acumulado de junho, a moeda norte-americana registra um aumento de 3,49%, enquanto no ano, a valorização chega a 11,97%.
No mercado de ações, o índice Ibovespa, da B3, fechou o dia em alta de 0,41%, atingindo os 119.630 pontos. O destaque ficou por conta das ações da Petrobras, que subiram em decorrência do acordo entre a empresa e o Tesouro Nacional, resultando no pagamento de R$ 19 bilhões pela petroleira após o encerramento de um litígio no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).
As declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva também repercutiram no mercado financeiro. Durante uma entrevista à rádio CBN, Lula criticou o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmando que a autoridade monetária sofre interferências políticas, apesar de dever ser um órgão autônomo.
Amanhã (19), o Copom decidirá se a taxa Selic se manterá em 10,5% ao ano ou se passará por mais um corte de 0,25 ponto percentual. De acordo com a pesquisa Focus realizada pelo Banco Central com instituições financeiras, os analistas do mercado acreditam que a taxa permanecerá inalterada até o final do ano.