BRASIL – Programa Domingão Tarifa Zero já transportou mais de 81 milhões de passageiros em seis meses de atuação em São Paulo.

O Programa Domingão Tarifa Zero completou seis meses em vigor nesta segunda-feira (17) e os resultados obtidos até o momento são impressionantes. De acordo com a SPTrans, que gerencia o sistema de transporte público municipal, foram transportados gratuitamente 81,3 milhões de passageiros na capital paulista. Esse número representa um aumento significativo de 32% em comparação com o período entre dezembro de 2022 e junho de 2023, quando 59,2 milhões de passageiros utilizaram o transporte por ônibus na cidade de São Paulo.

Implantado pela prefeitura em dezembro de 2023, o Programa Domingão Tarifa Zero tornou os ônibus municipais gratuitos aos domingos. As datas de maior destaque para o programa foram aquelas que coincidiram com datas festivas, como o fim de semana de Natal e de Réveillon, que registraram crescimento de 130% e 93%, respectivamente. Além disso, o domingo 18 de fevereiro, data do encerramento dos desfiles de blocos de rua do carnaval de São Paulo, teve um aumento de 50% em relação ao ano anterior.

Outro ponto positivo observado pela prefeitura foi o aumento na frequência aos parques municipais. Dados da Secretaria do Verde e Meio Ambiente mostram um crescimento de 177% nas visitas feitas de dezembro de 2022 a maio de 2023. Destaca-se que quatro dos cinco parques mais visitados estão localizados na periferia da cidade.

No entanto, o coordenador do Programa de Mobilidade Urbana do Instituto de Defesa de Consumidores (Idec), Rafael Calabria, apontou algumas falhas no programa que impediram um resultado ainda melhor. Segundo ele, a qualidade do sistema de transporte coletivo ainda deixa a desejar, o que acaba desestimulando os passageiros a utilizarem o serviço aos domingos. Calabria também criticou o tipo de contrato vigente para as empresas de ônibus, que incentiva a falta de qualidade nos serviços prestados.

Em resumo, o Programa Domingão Tarifa Zero mostrou-se eficaz em aumentar o número de passageiros transportados e incentivar a frequência nos parques municipais, porém ainda enfrenta desafios em relação à qualidade do serviço oferecido e aos contratos firmados com as empresas de transporte. A prefeitura de São Paulo terá que rever suas estratégias para garantir que o programa atinja todo o seu potencial.

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