BRASIL – Dólar fecha em leve alta em dia de feriado nos EUA, enquanto Bolsa recupera os 120 mil pontos e aguarda decisão do Copom.

Em um dia de feriado nos Estados Unidos, o mercado financeiro brasileiro se mostrou movimentado, com o dólar fechando em leve alta e a Bolsa de Valores retomando forças. O dólar comercial encerrou o dia cotado a R$ 5,442, apresentando um aumento de 0,15% em relação ao dia anterior. Apesar de oscilar ao longo do dia e chegar a atingir R$ 5,48 por volta das 14h30, a moeda norte-americana acabou se estabilizando nas últimas horas de negociação.

Este valor registrado para o dólar representa a maior cotação desde janeiro do ano passado, refletindo um acumulado de 3,68% de valorização somente no mês de junho e de 12,14% ao longo de 2024. Já na Bolsa de Valores, o índice Ibovespa fechou acima dos 120 mil pontos, atingindo os 120.340 pontos e registrando um aumento de 0,59%. O destaque ficou por conta das ações de empresas dos setores petrolífero, minerador e bancário, que impulsionaram a alta.

A expectativa do mercado se voltava para a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que decidiria sobre a manutenção ou corte da Taxa Selic. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou o presidente do BC, Roberto Campos Neto, alegando interferências políticas no órgão, que deveria ser autônomo. Apesar das incertezas, as opiniões do mercado apontavam para a continuidade da taxa de juros em 10,5% ao ano.

A possibilidade de o Copom ter um placar dividido entre membros indicados por governos anteriores e atuais, com divergências sobre a Selic, trouxe instabilidade ao mercado. No entanto, as expectativas se voltaram para uma decisão unânime pela manutenção da taxa de juros. Ao final do dia, prevaleceram as apostas de uma votação favorável à estabilidade da Selic.

Botão Voltar ao topo