Alckmin mencionou o Programa de Mobilidade Verde e Inovação (Mover), que será sancionado pelo presidente Lula em breve, como um dos motivadores para os investimentos realizados pelas empresas no país. O presidente para a América Latina da Scania, Christopher Podgorski, enfatizou que a visita de Alckmin simboliza os esforços do governo e da indústria em prol do desenvolvimento econômico e social do país, ressaltando a importância das políticas públicas na construção de um futuro descarbonizado.
A Scania, presente no Brasil desde 1957, concentrará os investimentos anunciados no desenvolvimento de motores elétricos e movidos a biodiesel e biometano, alinhando-se com o programa Mover. A planta em São Bernardo do Campo começará a produzir chassis para ônibus elétricos a partir de 2025, tornando-se a terceira unidade global da montadora a fabricar veículos elétricos. Alckmin comemorou a atuação da Scania como exemplo de Nova Indústria Brasil (NIB).
Além disso, durante sua visita, Alckmin abordou a manutenção da taxa Selic em 10,5% ao ano e expressou sua crença de que a taxa irá recuar nas próximas reuniões do Copom. Ele destacou a importância do compromisso fiscal do governo, da reforma tributária e da desoneração do investimento e das exportações para a redução dos juros. Alckmin também prestou homenagens à Dona Rainha, mãe de Pelé, que faleceu aos 101 anos, lembrando-a como um exemplo de mãe.
Em resumo, a visita de Geraldo Alckmin à Scania ressalta a importância dos investimentos em inovação e sustentabilidade na indústria automotiva brasileira, bem como o papel das políticas públicas e da reforma tributária na promoção do desenvolvimento econômico do país.