Segundo os dados compartilhados pelo político, o setor de alimentos e bebidas foi destaque ao registrar o maior crescimento em toda a série histórica, com um aumento de 13,2%. Além disso, os biocombustíveis apresentaram um expressivo crescimento de 27,4%, enquanto os produtos têxteis tiveram um aumento de 14,5%.
Para Alckmin, fortalecer a agroindústria é essencial para agregar valor aos produtos brasileiros, gerar empregos e renda, além de contribuir para a redução da insegurança alimentar no país. O vice-presidente ressaltou o compromisso do presidente Lula com o desenvolvimento desse setor estratégico.
Os dados do FGV Agro apontam que, em abril de 2024, a produção agroindustrial teve um crescimento de 12,1% em comparação com o mesmo período do ano anterior, representando a maior expansão para o mês de abril desde 2013. A entidade destacou que, diferente de março, abril de 2024 teve mais dias úteis, o que contribuiu para o resultado positivo do mês.
Ao comparar com março de 2024, a agroindústria também apresentou um incremento de 0,8%, considerando os ajustes sazonais. Com isso, o acumulado até abril de 2024 mostra um crescimento de 4,1% em relação ao mesmo período do ano anterior, representando o melhor primeiro quadrimestre para a agroindústria desde 2018. A perspectiva positiva do setor agrícola demonstra a solidez e o potencial de crescimento da economia brasileira.