O diretor de redução de risco da Defesa Civil, Fábio Cordeiro, destacou a importância desse mapeamento preventivo, que visa antecipar a realização de podas necessárias antes que ocorra qualquer tipo de acidente. Segundo ele, essa iniciativa será expandida para outras áreas consideradas de risco em Maceió, ampliando a segurança pública na região.
O trabalho de projeção das copas das árvores foi realizado pela direção de planejamento, prevenção e redução de riscos da Defesa Civil, por meio de um aerolevantamento realizado com o uso de drones. Inicialmente, a área coberta pelo levantamento foi de 4,5 km da Avenida Fernandes Lima.
O agente de redução de riscos, Alisson Santos, ressaltou que essa ação trará mais tranquilidade para a população, ao identificar quais árvores precisam de poda para reduzir o risco de quedas e outros incidentes. Além disso, está previsto que o mesmo levantamento seja realizado em breve na Avenida Durval de Goes Monteiro.
O trabalho realizado pela Defesa Civil de Maceió também irá auxiliar as equipes da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), que realiza a poda de árvores em toda a cidade. Essa parceria entre os órgãos públicos é essencial para garantir a segurança e o bem-estar da população da capital alagoana.