Parlamentares discutem projeto de novo Regime Fiscal de Alagoas visando retomada do crescimento econômico do Estado

Na sessão ordinária realizada nesta terça-feira, 25, os parlamentares presentes na Assembleia Legislativa de Alagoas discutiram o projeto de lei ordinária nº 868/2024, que trata da instituição do novo Regime Fiscal do estado. O projeto, de autoria do governador Paulo Dantas, teve sua segunda votação e foi amplamente debatido pelos representantes do povo alagoano.

De acordo com a mensagem do governador, o objetivo do novo Regime Fiscal é promover melhorias na qualidade dos gastos públicos, além de estabelecer uma política fiscal mais sólida, que proporcione segurança para a atração de investimentos e estimule o crescimento econômico de Alagoas. O projeto também prevê a implementação de instrumentos permanentes para corrigir desvios e manter o equilíbrio das contas públicas.

Uma das principais determinações do projeto é a revisão total do Regime Fiscal a partir de 2035, garantindo que o estado esteja sempre atento aos resultados e às metas estabelecidas. Além disso, o projeto estabelece que, caso o ente público supere 95% da relação entre despesas correntes e receitas correntes em um período de 12 meses, os órgãos públicos deverão aplicar mecanismos de ajuste fiscal para evitar desequilíbrios.

Após a segunda votação na Assembleia Legislativa, o projeto de lei seguirá para uma nova apreciação em 2° turno. Se for novamente aprovado, será encaminhado para o Poder Executivo para sanção. A expectativa é de que a nova legislação contribua para o fortalecimento da gestão fiscal do estado e para a promoção de um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico e social de Alagoas.

Botão Voltar ao topo