Segundo o Ministério da Saúde, os recursos serão utilizados para a manutenção e ampliação de insumos, além de possibilitar a contratação de equipes especializadas. A iniciativa visa fortalecer a atenção primária e restaurar a saúde da população afetada pelas enchentes no estado. A lista completa dos municípios beneficiados pode ser consultada no site do Ministério.
Além disso, foi anunciado o credenciamento de equipes de saúde para os municípios, visando garantir a transferência de incentivos financeiros para o custeio de equipes multiprofissionais e serviços de atenção básica. A Portaria do Ministério da Saúde prevê o repasse de R$ 50,9 milhões para minimizar os impactos da tragédia e restaurar a estrutura de saúde na região.
Com esse investimento, as cidades poderão efetivar o credenciamento de equipes e profissionais de saúde da família, saúde bucal, equipes multiprofissionais e agentes comunitários de saúde. Além disso, estão previstas a oferta de centros de especialidades odontológicas e laboratórios regionais de próteses, reforçando a atenção primária e o cuidado com a saúde da população atingida pelas enchentes no Rio Grande do Sul.