MACEIÓ – Secretaria de Saúde de Maceió promove campanha para arrecadar leite humano e potes de vidro para armazenamento adequado.

A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) tem se destacado pelo seu Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança, que está promovendo uma série de ações em prol da arrecadação de leite humano e da valorização da amamentação. O leite materno é considerado um alimento de padrão ouro para recém-nascidos prematuros e aqueles com risco à saúde, e por isso a importância das campanhas de conscientização.

Essas campanhas visam destacar os benefícios do leite materno e mobilizar as mulheres a doarem esse precioso alimento. Os postos de coleta do leite humano estão localizados nas Unidades de Referência Hamilton Falcão, no Benedito Bentes, e na USF José Araújo, no Jacintinho. Todo o leite coletado é distribuído para a maternidade neonatal do Hospital Universitário (HU) Professor Alberto Antunes, na Cidade Universitária. Além disso, são realizadas ações para arrecadar potes de vidro para o armazenamento correto do leite doado.

Um dos locais que tem se destacado nessa mobilização é o colégio Santana Lima, no Graciliano Ramos, que realiza anualmente uma gincana e arrecada potes apropriados para o armazenamento do leite materno. A coordenadora da campanha no colégio, Rose Santana, ressaltou a importância da conscientização e da parceria entre saúde e educação para o sucesso das iniciativas.

A coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança da SMS, Marglene Oliveira, também enfatizou a importância dessas ações para um mundo melhor, destacando que a conscientização sobre a amamentação pode salvar vidas de bebês e fortalecer a saúde e a educação. Alunos como Bruna Oliveira, do ensino médio, demonstram entusiasmo em participar dessas campanhas e se envolver com a causa da amamentação.

Para doar potes de vidro, a população pode se dirigir à Sede da SMS no Centro, na Rua Dias Cabral, ou aos postos de coleta da URS Hamilton Falcão (Benedito Bentes) e USF José Araújo (Jacintinho) e procurar o responsável pelo recebimento. Até o momento, foram arrecadados 194 litros e 194 ml de leite humano, mostrando o sucesso e a importância dessa mobilização que vai além dos muros das Unidades de Saúde e envolve toda a comunidade.

Sair da versão mobile