BRASIL – Governo federal lança programa de apoio financeiro para empregadas domésticas afetadas por calamidades no Rio Grande do Sul

Iniciou neste sábado (29) o prazo para os empregados domésticos do Rio Grande do Sul solicitarem o apoio financeiro do governo federal em decorrência das calamidades que assolam o estado. Segundo informações do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a primeira parcela do benefício será paga no dia 8 de julho, de acordo com a data de adesão dos trabalhadores.

Conforme o Ministério, os empregados domésticos que aderirem até o dia 1º de julho receberão o benefício no dia 8 de julho. Já aqueles que aderirem até o dia 5 de julho poderão receber a primeira parcela no dia 15 de julho, enquanto os que aderirem até o dia 12 de julho terão o crédito disponibilizado no dia 22 de julho. Para os trabalhadores que fizerem a adesão após o dia 13 de julho, o pagamento será realizado juntamente com a segunda parcela no dia 5 de agosto.

O pedido de adesão deve ser feito através do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou pelo Portal Emprega Brasil – Trabalhador, com prazo final até 26 de julho. O pagamento do benefício será feito pela Caixa Econômica Federal.

O programa do governo federal prevê o repasse de duas parcelas no valor de R$ 1.412 cada para os trabalhadores afetados pelas calamidades causadas pelas chuvas no estado gaúcho. Os beneficiários não necessitam abrir contas bancárias, pois a Caixa identifica automaticamente se já possuem conta corrente ou poupança no banco e realiza o crédito diretamente.

Aqueles que não possuem conta bancária terão uma Poupança Caixa Tem aberta automaticamente, podendo realizar movimentações através do aplicativo Caixa Tem. Para ter direito ao benefício, é necessário que o trabalhador doméstico preste serviços de forma habitual, subordinada, recebendo pagamento pessoalmente, no âmbito residencial, por mais de dois dias por semana. Essa iniciativa visa auxiliar os trabalhadores que foram impactados pelas calamidades no estado gaúcho.

Botão Voltar ao topo