BRASIL – Alta do dólar no Brasil: juros altos nos EUA e valorização de títulos públicos são principais motivos, aponta especialista da FGV.

A manutenção dos juros altos nos Estados Unidos e a valorização dos títulos públicos americanos têm sido apontados como os principais motivos para a recente alta do dólar no Brasil. De acordo com o professor de finanças da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV), Renan Pieri, essa valorização dos títulos públicos americanos tem atraído capital estrangeiro para os Estados Unidos, impactando na saída de recursos do Brasil.

A cotação do dólar comercial encerrou o dia em R$ 5,665, com uma leve alta de 0,22%, mantendo-se em patamares elevados. O dólar acumula uma valorização de 16,8% em 2024, alcançando seu maior nível desde janeiro. Parte dessa alta é explicada pela expectativa do mercado financeiro em relação a medidas de corte de gastos e de contingenciamento de verbas públicas, o que gera incertezas e faz com que os investidores exijam um prêmio maior para manter seus investimentos no Brasil.

Renan Pieri destaca que, se esse prêmio não se traduzir em juros mais altos, pode ocorrer uma saída de capital do país, sinalizando uma perda de confiança no futuro econômico do Brasil a longo prazo. Além disso, a professora de economia política da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Maria Malta aponta as disputas políticas dentro do setor financeiro como um dos fatores que têm influenciado no aumento do preço do dólar, em meio a um contexto de ascensão da extrema-direita global.

Para a economia brasileira, a desvalorização do real pode ter impactos positivos, como a melhora nas exportações e a redução dos custos da dívida pública, caso os juros internos sejam mantidos em níveis mais baixos. No entanto, é importante acompanhar de perto os desdobramentos desses eventos e como eles podem influenciar a economia do país nos próximos meses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo