Desde o início da partida, o Brasil enfrentou dificuldades diante de uma Colômbia intensa e fisicamente forte. Logo aos sete minutos, James Rodríguez acertou uma bela cobrança de falta que explodiu no travessão defendido por Alisson. No entanto, aos 11 minutos, foi a vez do Brasil abrir o placar com um golaço de falta de Raphinha, encerrando um jejum de quatro anos sem gols de falta pela seleção.
A Colômbia dominou boa parte do jogo e chegou a balançar as redes adversárias aos 18 minutos, mas o gol foi anulado por posição irregular. O Brasil teve uma grande chance de ampliar aos 42 minutos, quando Vinicius Júnior sofreu pênalti não marcado pela arbitragem. Nos acréscimos do primeiro tempo, a Colômbia aproveitou falhas na saída de bola do Brasil para empatar o jogo com Muñoz.
Na etapa complementar, a seleção brasileira não conseguiu impor seu jogo e viu a Colômbia controlar as ações, buscando segurar o empate até o fim da partida. Com um desempenho aquém do esperado, o Brasil terá que se superar na próxima fase para seguir na busca pelo título da Copa América.